segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Prova comentada do Concurso da Rede Sarah 2009 - Parte 1 questões 1 a 10

1- Em relação aos pares cranianos, assinale a alternativa incorreta.
A) A incapacidade de mover o olho lateralmente, com preservação dos outros movimentos oculares, sugere lesão do nervo abducente.
B) Os pares cranianos, a seguir relacionados, contém fibras destinadas à inervação da língua : o trigêmeo, o facial, o glossofaríngeo e o hipoglosso
C) A lesão do nervo oculomotor pode resultar em ptose palpebral, miose e estrabismo convergente
D) O nervo trigêmeo, V par craniano, é um nervo com fibras sensitivas motoras.

Em relação à alternativa A, o nervo abducente (VI par) inerva o músculo reto lateral, o qual gira o globo ocular externamente. No caso de lesão do nervo abducente, o reto lateral afetado não se opõe ao reto medial normal e o olho gira para dentro, restando um estrabismo convergente. Portanto, a alternativa A está correta.
A questão B está correta. Para quem duvida, a inervação da língua é a seguinte:
Nervo trigêmeo: responsável pela sensibilidade geral (temperatura, dor, pressão e tato) nos 2/3 anteriores.
Nervo facial: é responsável pela sensibilidade gustativa nos 2/3 anteriores.
Nervo glossofaríngeo: é responsável pela sensibilidade geral e gustativa no 1/3 posterior.
Nervo hipoglosso: é responsável pela motricidade.
A questão C é incorreta, pois lesões do óculo-motor (III par), determinam: ptose palpebral (o III par inerva do m. elevador da pálpebra), desvio lateral devido paralisia do reto medial, e midríase ( e não miose) pois o músculo esfinter da pupila é também inervado pelo óculo-motor. Aqui vale um lembrete: miose e midríase => miose é um nome pequeno, então está relacionado à contração da pupila (o olho encolhe) enquanto midríase é um nome comprido, relacionado à dilatação da pupila.
Quanto à questão D, o trigêmeo (V par) é um nervo misto, embora muita gente só lembre do componente sensitivo por causa da famosa nevralgia do trigêmeo, este par craniano também é responsável plea inervação motora dos músculos masticatórios. Portanto também está correta.
GABARITO: Alterantiva C

Guia rápido dos pares cranianos: tudo residência médica
Texto sobre lesões dos pares cranianos responsáveis pela inervação motora dos olhos do centro brasileiro de estrabismo
------------------------------------------------------------------------------------------------
2- Associe as colunas abaixo, relacionadas à manifestações decorrentes de uma lesão encefálica. Em seguida assinale a alternativa correspondente à seqüência correta.
I. Série de contrações musculares rítmicas involuntárias induzidas pela distenção passiva súbita de um músculo ou tendão.
II. Aumento da resistência à movimentação passiva, independente da velocidade, mais proeminente nos grupos flexores dos membros superiores e membros inferiores.
III. Podem ser abalos simples ou seqüência complexas de movimentos coordenados que aparecem de maneira súbita e intermitente.
IV. Aumento da resistência à movimentação passiva, velocidade-dependente, que afeta predominantemente os grupos flexores dos membros superiores e os grupos extensores dos membros inferiores.
V. Hipercinesias não rítmicas, involuntárias, irregulares, sem finalidade e ao acaso.

( ) Espasticidade
( ) Tiques
( ) Rigidez
( ) Coréia
( ) Clônus

A) IV – III – II – I –V
B) II – III – IV – V – I
C) IV – III – II – V – I
D) II –I – IV – III – V

Esta é uma questão sobre definições. Acredito que não haja dificuldade em identificar as definições de Clônus, Espasticidade e Rigidez.
Uma curiosidade: O candidato que soubesse bem a fisiopatologia do primeiro neurônio acertaria esta questão, pois o primeiro item corresponde à definição de clônus e último item corresponde à definição de espasticidade (sempre velocidade-dependente, nunca se esqueçam disso!!!). Entre as alternativas a única sequência que inicia-se com IV (espapsticidade) e termina com I (clônus) é a alternativa C.
A lição que podemos aprender nesta questão é a de aprofundarmos nossos conhecimentos em definições menos estudadas pelos fisioterapeutas como as definições de tiques e de coréia.



PAra saber mais:

leia a definição da PDAMED sobre tiques e veja também uma matéria da super interessante e também um artigo sobre a síndrome de Tourette
Quanto a coreia, o Manual Merck oferece um pequeno texto com a definição.


GABARITO: Alternativa C


-------------------------------------------------------------------------------------------------
3- Considerando que pacientes com disfunções neurológicas podem apresentar alteração de equilíbrio e risco de quedas, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa incorreta.
A) A identificação da posição do centro de gravidade em relação à base de sustentação requer uma combinação de informações visuais, somatossensoriais e auditivas.
B) A escala de equilíbrio de Berg avalia o desempenho do equilíbrio de forma funcional, com base em 14 itens comuns às atividades cotidianas.
C) Pacientes com comprometimento cognitivo apresentam risco significativo para quedas.
D) Uma queda pode ocorrer quando o sistema de controle postural do corpo falha ao detectar um deslocamento e não reposiciona o centro de massa sobre a base de suporte em tempo para prevenir uma perda do equilíbrio.



Embora o gabarito seja alterantiva A, eu discordo que as informações auditivas sejam determinantes na localização do centro de gravidade. Segundo um artigo de 2006, publicado na Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, a função auditiva está asssociada à vestibulopatia em idosos, mas não há relação causal presente. No entanto, não sou especialista em reabilitação vestibular e ficaria grato se alguém viesse a corrigir esta minha observação caso esteja errada.
Quanto à escala de Berg, conheça mais sobre ela no Portal Equilíbrio e Queda em Idosos, mas já adianto que a alternativa B está correta.

Não há relação entre o risco de quedas e o declínio cognitivo em idosos, existe uma dissertação de mestrado da USP que revê os fatores de risco para queda em idosos.

A questão D precisa de comentários?

GABARITO: Alternativa A (embora sob protestos)
-------------------------------------------------------------------------------------------------

4- Associe as colunas abaixo quanto ao nível de lesão medular e às suas repercussões na funcionalidade do indivíduo . em seguida, assinale a alternativa correspondente à seqüência correta.
I. Indivíduo independente nas atividades de vida diária , incluindo locomoção e transferência na cadeira de rodas e com possibilidade de ficar em pé com órteses.
II. Indivíduo que apresenta os músculos flexores do quadril e extensores de joelho preservados, capaz de realizar marcha co órtese para estabilização do tornozelo e auxílio-locomoção (andador ou bengala)
III. Indivíduo que apresenta os músculos flexores de quadril e toda musculatura dos membros superiores e tronco preservados, capaz de realizar marcha com órteses para estabilizar joelho e tornozelo e auxílio-locomoção (andador)
IV. Indivíduo que apresenta a musculatura dos membros superiores totalmente preservada, porém desprovido de musculatura de tronco, o que interfere no equilíbrio.
( ) L2
( ) L4
( ) T6
( ) T1

A) III – II – IV – I
B) II – III – I – IV
C) III – II – I – IV
D) IV – III – I – II


Deixo aqui uma tabela resumida sobre o potencial funcional em lesão medular completa. Vale a pena imprimir e deixar fixado no mural do ambulatório. Se eu for explicar cada nível, não saio daqui hoje. Mas um lembrete óbvio: Quanto mais baixa a lesão, mais independente o indivíduo.



GABARITO: Alternativa C



-------------------------------------------------------------------------------------------------

5. Assinale a alternativa correta em relação às articulações sinoviais.
A) A membrana sinovial provê revestimento de baixa fricção, produz ácido hialurônico, participa do transporte de nutrientes para o espaço intrarticular e auxilia na manutenção da estabilidade articular.
B) O tecido sinovial tem limitada capacidade de regeneração, provavelmente associado ao baixo suprimento sanguíneo.
C) A reação natural à intensificação do processo inflamatório intrarticular é o aumento da concentração de ácido hialurônico.
D) Em uma articulção imobilizada, após o sofrimento do tecido por estresse, o processo de reparação é preenchido por tecido conjuntivo rico em cartilagem.

Para avaliar a alternativa A, leia o texto sobre o sistema articular do site do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Este site revê os principais aspectos morfológicos a anatômicos das articulações sinoviais e creio que esclarecerá qualquer dúvida em relação a alternativa A.
Em relação à alternativa B, esta é incorreta pois a membrana sinovial é estrutura anatômica distinta e separada da cápsula fibrosa. Sua camada interna é formada por células com rico suprimento sanguíneo. Esses vasos, após atravessar a cápsula, formam uma rede em íntimo contato com as células sinoviais. A partir daí, produz-se o líquido sinovial, que é um ultrafiltrado do plasma sanguíneo. Referência: artrite séptica do quadril - artigo da RBO
A alternativa C também é incorreta pois quando um processo inflamatório-infeccioso afeta a articulação, o equilíbrio e funcionamento da membrana sinovial sofrem alterações, promovendo aumento do líquido, diminuição da densidade (Ops, olha a resposta aí!) e interferência com a atividade fisiológica da articulação, promovendo a degradação do ácido hialurônico pela hialuronidase.
Putz, se a alternativa D fosse verdadeira, todos os pacientes com lesão do LCA iriam evoluir pra anquilose!!!!
GABARITO: Alternativa A

-------------------------------------------------------------------------------------------------

6- A crioterapia pode ser um recurso terapêutico importante no tratamento de disfunções do sistema osteomioarticular. Assinale a alternativa correta.
A) A interposição de toalhas (secas ou úmidas) e bandagem elástica, entre a compressa de gelo triturado e a pele, não interfere nos efeitos da crioterapia.
B) Uma das teorias que melhor explica os benefícios da crioterapia sobre o processo inflamatório é a redução das lesões secundária por hipóxia.
C) O uso de compressas de gel congelado, sobre a pele, diminui o risco de ulceração pelo frio, em comparação com as compressas de gelo triturado, considerando-se um mesmo tempo de aplicação.
D) O frio reduz a corrente da membrana nervosa, ampliando os períodos refratários após estímulo, reduzindo a duração do potencial de ação e aumentando a velocidade de transmissão do impulso.

Alternativa A é incorreta, ora, se você coloca uma interface entre a pele e o gelo, é óbvio que vai influenciar a retirada de calor do local que está sendo tratado.
A alternativa B está correta, este é um mecanismo proposto para justificar os efeitos benéficos da crio.
Quanto a alternativa C, Nunca ouvi falar dessa relação.
O uso do gelo reduz a condução do impulso nervoso e não o aumento da velocidade de transmissão. Portanto a alternativa D é falsa.
GABARITO: Alternativa B
Tem um ótimo resumo sobre o tema neste link,

-------------------------------------------------------------------------------------------------

7- Com relação às propriedades do músculo esquelético, é correto afirmar:
A) Irritabilidade é a capacidade do músculo responder a uma estimulação
B) A média de contratilidade, para todos os músculos, é de cerca de 30% do comprimento de repouso.
C) A extensibilidade do músculo é determinada pelo tecido fibroso encontrado no perimísio e epimísio que o cerca.
D) Elasticidade é a capacidade do músculo alongar-se além do comprimento de repouso.
Irritabilidade (também denominada excitabilidade ou responsividade) é a capacidade que permite a uma célula responder a estímulos. Portanto a alternativa A está correta.
Quanto a questão B, não encontrei referência, mas creio que uma contratilidade de apenas 30% do comprimento de repouso é muito pouco.
A extensibilidade está relacionada aos sarcômeros, portanto alternativa C está errada.
Elasticidade é a propriedade de poder ser distendido. Portanto alternativa D está errada.

GABARITO: Alternativa A
-------------------------------------------------------------------------------------------------

8- Uma paciente com 12 anos de idade apresenta escoliose idiopática tóraco-lombar destro-convexa, co ápice na 10ª vértebra torácica e ângulo de Cobb de 40º. Está em uso de colete de Boston. Na avaliação fisioterápica, é observado que o colete não está adequado. Assinale a alternativa que apresenta justificativa para a inadequação do colete.
A) A almofada de correção está posicionada uma vértebra abaixo do ápice da curva.
B) A almofada de correção está posicionada no mesmo lado da concavidade da curva
C) O alívio, ou janela, está posicionado do lado oposto ao da convexidade da escoliose.
D) O colete está limitando a flexão de quadril acima de 90º
GABARITO: Alternativa B Fico devendo o comentário, vou consultar alguém mque entenda de coletes

-------------------------------------------------------------------------------------------------


9- Em pacientes com fascite plantar o principal sintoma é a dor no local de origem da fáscia. Assinale a alternativa correta quanto ao tipo de palmilha mais indicada para estes pacientes:
A) Palmilha o barra retrocapital e apoio para o arco longitudinal medial.
B) Palmilha com elevação da borda lateral e coxim para a absorção de choque no calcanhar
C) Palmilha com elevação da borda lateral e barra retrocapital
D) Palmilha com apoio do arco longitudinal medial e coxim para a absorção de choque no calcanhar.

Este é um assunto complicado. Confesso que nunca me preocupei em estudar a fundo tipos de plamilhas e adaptações de calçados. Pesquisei a resposta no livro Braddom: Handbook of physical medicine & rehabilitation. No capítulo sobre órteses de membros inferiores encontrei a seguinte citação sobre dores causadas por fascite plantar:"Fascite plantar tamb´´em é comum em pacientes com arcos plantares altos. Nestes pacientes, o arco longitudinal medial sofre estresse durante a descarga de peso. Esta condição pode ser tratada com um suporte para elevação do arco ou um apoio de calcanhar que ajude na distribuição da pressão ao longo do arco longitudinal medial." Assim, de acordo com estas~informações, justifica-se a alternativa D.
GABARITO: Alternativa D

-------------------------------------------------------------------------------------------------
10- Assinale a alternativa correta quanto aos princípios que devem ser observados para a confecção e adequação de uma órtese.
A) Uma órtese tornozelo-pé moldada em 10º de dorsiflexão, com apoio plantígrado , irá gerar um momento extensor externo sobre a articulação do joelho durante a marcha.
B) Em articulações normais uma carga axial é criada pela ação da gravidade que se soma à massa corporal e à força de reação ao solo.
C) O sistema de força de três pontos de aplicação é composto por dois vetores de mesmo sentido e direção oposta e outro vetor localizado entre os dois primeiros, porém com sentido oposto.
D) No momento do contato do calcanhar, durante a marcha normal, a força de reação ao solo passa por trás do tornozelo.

GABARITO: Alternativa D Mais uma vez ficarei devendo