segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Valor de p ou p>0,05 em bioestatística, você sabe como interpretar este número?

A Bioestatística junto com a Epidemiologia Clínica e a Metodologia Científica formam os pilares da prática baseada em evidências. Tudo bem, sei que para alguns trata-se de um assunto árido e extremamente desinteressante.
Pois bem, mas vocês já devem ter percebido que a maioria dos artigos científicos após demonstrar seus resultados, abrem um parênteses e colocam a seguinte expressão: p>0,05 ou algumas vezes p>0,001
Mas agora a pergunta que não quer calar: o que esse tal de "p" tem de tão especial ???

Quando comparamos duas amostras de pacientes (vamos supor: pacientes com túnel do carpo - grupo 1 com fisioterpia e grupo 2 sem fisioterapia) em relação à uma determinada variável (ex: dor), estamos testando a possibilidade (hipótese) de que o tratamento de fisioterapia tenha algum efeito sobre a dor destes pacientes.

Vou evitar entrar em detalhes sobre o conceito de hipótese nula, tipos de erros ou testes estatísticos. Quem quiser se aprofundar no assunto basta acessar o google e digitar "p valor" ou "teste de hipóteses" que encontrará material farto para pesquisar.

Voltando ao caso do túnel do carpo. Ao terminar sua pesquisa, você deverá submeter seus resultados à uma análise estatística, a qual lhe retornará o tão esperado "valor de p". Este valor pode ser interpretado como a probabilidade dos seus resultados serem fruto do acaso e não um efeito da abordagem terapêutica. Assim, um valor de p > 0,05 (lê-se p menor que 0,05) indica uma probabilidade inferior a 5% de que seus resultados sejam obra do acaso (sendo os resultados encontrados estatísticamente significativos), ou em outras palavras: 95% de chance de que seus resultados sejam consequência dos efeitos da abordagem empregada. O mesmo raciocínio se aplica a p>0,001, só que este valor exprime uma probabilidade muito maior de que sua abordagem terapêutica realmente foi responsável pelos resultados encontrados.
Podemos também interpretar da seguinte forma: Se fosse possível repetir 100 vezes o experimento, observaríamos diferença estatística entre os reultados em 95 experimentos. Ora, temos aqui um resultado prático, pois indica que se o meu paciente com síndrome do túnel do carpo tiver características parecidas com a da amostra estudada (este detalhe é importantíssimo!), eu terei uma probabilidade alta (95% de chance) de conseguir reduzir a dor dele caso eu repita a abordagem descrita no estudo, conforme demonstrado em uma amostra de pacientes semelhantes.
Agora que você já sabe o que significa esse bendito "p", toda vez que você comentar um artigo científico com um(a) colega, você pode fazer uma cara de intelectual e perguntar: - Mas qual foi mesmo o valor de p encontrado nos resultados?